quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Um voo noturno pela ISS na órbita terrestre

A (ISS, na sigla em inglês), Estação Espacial Internacional fez ao capturar fotografias impressionantes a uma altura de cerca de 340 quilômetros do nosso planeta.
Para quem não sabe, a ISS é um laboratório espacial em movimento que dá 15 órbitas na Terra por dia. Ela envolve diversos programas relacionados ao estudo do espaço, sendo uma soma de projetos das principais agências espaciais do mundo, em países como Canadá, Japão, Rússia e Estados Unidos.

O vídeo, que mostra um voo panorâmico feito sobre o planeta à noite, foi produzido por uma câmera que captou imagens com um alto nível de detalhamento. O resultado é um verdadeiro espetáculo de cores com pouco mais de dois minutos.

É possível observar claramente as luzes das cidades nos cinco continentes (os pontos em tom laranja), além de fenômenos naturais como relâmpagos de tempestades em meio ao azul dos mares, milhares de raios e flashes estourando por entre as nuvens, e até mesmo a aurora boreal causada pelo vento solar e retratada em magníficos tons de verde, próxima aos polos. No horizonte está o que os cientistas chamam de névoa de ouro da fina atmosfera da Terra.
Em alguns momentos, as imagens recebem cortes porque o satélite se aproxima da metade do planeta que é iluminada pelo sol naquele momento, o que gera um clarão. Ao canto do vídeo, é possível observar os painéis solares da ISS. Mas nada que atrapalhe na hora de acompanhar a grandeza do nosso planeta, vista a quilômetros de altura.




Fonte: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...